WORKSHOP DE IMPROVISAÇÃO No Jazz e Fusion por Mateus Starling



WORKSHOP DE IMPROVISAÇÃO NO JAZZ E FUSION por Mateus Starling

Este workshop visa apresentar conceitos que vão refletir imediatamente na maneira de
improvisar do aluno, apresentando novas possibilidades de se estudar sozinho para que o
estudo reflita a vivência musical de uma apresentação em grupo e não um estudo musical
focado apenas na técnica instrumental.Além, de dicas de como estudar e montar uma planilha de treinamento efetiva.


Alguns dos tópicos abordados:

- Construindo o solo e dominando a situação musical. Crescimento espontâneo do
improviso (reação ao momento e aos outros instrumentistas) e controlado (engajando a
banda a tocar junto contigo).
- Uso do metrônomo no 2 e 4 (para obter swing de jazz).
- Uso do metrônomo no 1 e 3 (para obter som de groove e outras sonoridades).
- Improvisando somente com o metrônomo e ressaltando a harmonia da musica usando
terças e sétimas, tríades e tétrades.
- Improvisando livre sem harmonia estabelecida (Veja como tocar livre e sobre
progressões harmônicas têm muito mais em comum do que se imagina).
- Sobreposição de tríades tonais e atonais (usando 12 triades sobre uma mesma nota).
- Tocando “outside” (passando por cima do paredão).
- Uso de dinâmica no improviso e diferentes sons do instrumento.
- Restrição no estudo do improviso: Ritmos esparsos VS. ritmos densos, frases curtas,
longas e médias para construir um solo com vários momentos diferenciados.
- Improvisando com trio e misturando linhas individuais com acordes (Uso de harmonia
quartal, clusters e intervalos para obtenção de uma sonoridade moderna).

PÚBLICO ALVO: Para todos os instrumentistas, de diferentes níveis, que tocam instrumentos harmônicos e/ou melódicos.

DATA: 24 de agosto de 2010, terça- 19 horas

Local: MusiCanto- Rua José Clemente 66 Sobreloja Centro-Niterói.


Investimento: R$ 25

Mais informações: 26213834

www.musicantoartes.com.br


SAIBA MAIS SOBRE
Mateus Starling

Guitarrista, produtor, compositor, colunista e colaborador da revista Cover guitarra.
Mateus Starling formou-se na Berklee college of music de Boston, com diploma em
performance, onde viveu por 4 anos, e recebeu a maior honra concedida pela faculdade.
Em 2009 gravou nos EUA e lançou o cd instrumental de jazz-fusion “Kairos” sendo
considerado pela crítica internacional como um dos melhores cds lançados no gênero nos
útlimos anos.
Starling vem se apresentando no Brasil com o Mateus Starling quarteto e nesse projeto já
passaram grandes músicos como: Pascoal Meirelles, Zazá Desidério, Lúcio Vieira, Júlio
Merlino e outros.
Recentemente gravou o cd guitar project do baterista Pascoal Meirelles ao lado de
grandes nomes da música brasileira como Mauro Senise, (sax) Altair Martins (trompete),
Nivaldo Ornelas (sax), Daniel Garcia (sax), Sergio Barroso (baixo). O cd ainda conta com a
participação de Nelson Faria, Leo Amoedo e outras feras.
Foi citado pelas principais revistas e sites especializados em música do mundo, tais
como: Guitar player (Brasil), O globo (Brasil), Axe magazine (itália), All about jazz (EUA),
ultimate guitar (EUA), Cover guitarra (Brasil), jazz-rock world (EUA), Blokner
(Alemanha), Fusion magazine (EUA), entre muitos outros veículos de divulgação.
Em 2009 foi convidado pela revista cover guitarra para fazer a matéria da capa da edição
176 intitulada: "bebendo no fusion por Mateus Starling", que abriu as portas para a coluna
mensal, onde é colunista até o presente momento. Em Abril de 2010 apareceu na capa da
mesma revista com uma extensa matéria sobre acordes.
O cd também tem chamado a atenção de músicos renomados como Dean Brown (Marcus
Miller), Filó Machado, Hélio Delmiro, Fernando Vidal, Pascoal Meirelles e o baixista Duca
Tambascos (Oficina G3) que ao ouvir o cd declarou: “Mateus soa como heróis da música,
que durante minha vida sempre admirei e tentei tocar igual, e isso me enche de orgulho,
pois o cara é brasileiro.”
Na Berklee college of music teve o privilégio de tocar e estudar com grandes nomes da
música internacional, seus tutores foram Mick Goodrick (professor do Pat Metheny, Mike
Stern, John Scofield, Bill Frisell), Hal Crook, Mark Whitfield, David Tronzo, para citar
alguns, e lá teve a possibildade de hibernar profundamente no mundo do jazz, fusion e da
improvisão livre.
Nos EUA trabalhou com produtores internacionais que conquistaram grammys latinos e
internacionais, também atuou como freelancer e tocou no programa de Tv chamado "meet
the flock" antes de voltar ao Brasil.